sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O mundialito rubro de 1962- III Internacional Soccer League Championship

Há meio século o America colocava seu nome para sempre na história do futebol mundial ao conquistar o III Torneio Internacional de Nova York (III International Soccer League Championship), em agosto de 1962. Na final, disputada em dois jogos, o Mecão venceu o Belenenses (de Portugal) por 2 a 1 e 1 a 0, sagrando-se campeão invicto do torneio para alegria dos americanos.
O presidente do America Vinícius Cordeiro disse que o título veio no mesmo ano em que o Brasil conquistou o bi-campeonato mundial no Chile, e é um orgulho para a história rubra. “O Bangu foi campeão em 1960 e considera este torneio um campeonato mundial. É lógico que devemos nos orgulhar desta conquista”. O mandatário rubro também citou a importância de relembrar este título. “É nosso dever fazer este resgate da história americana. Muitos torcedores não sabiam desta conquista e é nossa obrigação mostrar o quanto este título é importante não só para o America, mas para o futebol mundial”.

O TORNEIO
Os times foram divididos em 2 grupos. O America foi o primeiro colocado do grupo A (que tinha Guadalajara/México, Palermo/Itália, Hadjuk Split/Iugoslávia, Reutlingen/Alemanha e Dundee United/Escócia) e enfrentou o Belenenses, líder do grupo B (Wiener/Áustria, Panathinaikos/Grécia, Budapest/Hungria, Elfsborg/Suécia e Real Oviedo/Espanha), para definir qual time seria campeão (apesar de acontecer nos EUA, esta edição não contou com clubes americanos).
A final foi dividida em dois jogos e terminou com o placar de 2 a 1 para o America, que saiu na frente com Luís Carlos. A equipe do Belenenses empatou e nos minutos finais Mauro fez o gol da vitória em jogada individual. No segundo jogo o Mecão precisava apenas do empate, mas Zezinho, aos três minutos do primeiro fez o gol que definiu o placar e trouxe o título para a rua Campos Sales.
A DECISÃO
Data: 05/08/1962
AMERICA 1 x 0 BELENENSES (PORTUGAL)
Local: Downing Stadium, Randall’s Island – Nova York – EUA
Gols do America: Zezinho (03′/1ºT).
AMERICA: Ari, Jorge (Ari Foca), Djalma Dias, Leônidas e Ivan de Freitas; Jailton e Valença; Hélio Cruz, Luís Carlos, Zezinho e Nilo.
TAÇA DE OURO
A partir da edição de 1962, o vencedor do Torneio Internacional de Nova York se credenciaria a disputar a “Taça de Ouro” (American Challenge Cup), que era definida em duas partidas contra o campeão do ano anterior (em 1961 o Dukla Praga da então república da Tchecoslováquia foi o campeão). A primeira partida terminou empatada em 1 a 1. A segunda acabou com a vitória tcheca por 2 a 1, mas nada que ofuscasse o brilho da excursão americana e o orgulhoso da torcida ao receber os heróis rubros no Brasil.
RESULTADOS DO III TORNEIO INTERNACIONAL DE NOVA YORK DE 1962
1ª FASE
20/05 – AMERICA 1 x 1 GUADALAJARA (MÉXICO)
Local: Estádio Jalisco – Guadalajara – México.
Gol do America: João Carlos.
01/06 – AMERICA 3 x 2 PALERMO (ITÁLIA)
Local: Estádio Soldiers Field – Chicago – EUA.
Gols do America: Nilo, Antoninho e Mauro.
03/06 – AMERICA 3 x 2 HAJDUK SPLIT (IUGOSLÁVIA)
Local: Estádio Randall´s Island – New York – EUA.
Gols do America: Luís Carlos (2) e Nilo.
10/06 – AMÉRICA 1-1 REUTLINGEN (ALEMANHA)
Local: Estádio Randall´s Island – New York – EUA.
Gol do America: Mauro.
16/06 – AMERICA 3 x 2 DUNDEE UNITED (ESCÓCIA)
Local: Estádio Randall´s Island – New York – EUA.
Gols do America: Luís Carlos, Nilo e Hélio Cruz.
FINAIS
01/08 – AMERICA 2 x 1 BELENENSES (PORTUGAL)
Local: Estádio Randall´s Island – New York – EUA.
Gols do America: Luís Carlos e Mauro.
AMERICA: Ari, Jorge, Djalma Dias, Leônidas e Ivan; Ari Foca e Valença; Hélio Cruz, Luís Carlos (Mauro), Zezinho e Nilo.
05/08 – AMERICA 1 x 0 BELENENSES (PORTUGAL)
Local: Estádio Randall´s Island – New York – EUA.
Gols do America: Zezinho.
AMERICA: Ari, Jorge (Ari Foca), Djalma Dias, Leônidas e Ivan de Freitas; Jailton e Valença; Hélio Cruz, Luís Carlos, Zezinho e Nilo.
(SportVoice Assessoria de Comunicação/Raffa Tamburini)
*Agradecimento especial à diretora Eralda Savelli. do Departamento Histórico do clube, que disponibilizou seus arquivos para a produção da matéria



O America tornava-se Campeão Mundial do ano de 1962. Para quem duvida, o campeonato teve os mesmos moldes do Campeonato Mundial da FIFA conquistado pelo Corinthians em 2000. Se você considera que o America conquistou na verdade apenas um mundialito, também deverá considerar o mesmo a Timão.

FONTE: SITE DO AMERICA E ARQUIVOS DISPONIBILIZADOS PELA SRA ERALDA SAVELLI (DEPARTAMENTO HISTÓRICO DO AMERICA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário